segunda-feira, 9 de maio de 2011

Climograma


Climograma é uma forma de representação do clima, o que permite de uma maneira simples a comparação entre duas ou mais regiões no tocante as variações climaticas existentes. O climograma é útil para se evidenciar a possibilidade de desenvolvimento, adaptação, instalação e expansão de uma espécie nos locais em estudo.
Para sua construção são colocados no eixo X as medias mensais de uma variavel considerada (temperatura, umidade, precipitação, etc) e no eixo Y as medias mensais da outra variável considerada, unindo-se os 12 pontos referentes a cada mes, formando um polígono próprio de cada lugar.Categoria:Clima
Existem várias formas de identificar os climas que estudamos anteriormente.Uma maneira de identificar o clima é por meio do climograma,um gráfico que observamos as medias anuais de chuvas e temperaturas.Esses gráficos são úteis para comparar o clima de diversas regiões.
Na base do gráfico ,temos a representação dos meses do ano.Na linha vertical esquerda está a representaçao das medias da temperatur;na linha vertical direita ,as Médias de chuvas em milimetros.No caso do climograma tropical ,as maiores temperaturas e chuvas sao occorentes no verao e os maiores indices pluviometricos(chuvas)ocorrem no inverno.
Um exemplo de climograma:
RESUMINDO....
Só uma coisa... o climograma na verdade são DOIS gráficos.
Um histograma de pluviosidade e um gráfico de linha de temperatura. Ambas as variáveis são médias mensais... e os meses ficam no eixo X.

O climograma identifica o clima de uma região em função da temperatura e da pluviosidade... isso nõ quer dizer o clima como um todo! Há outras variáveis como pressão e humidade relativa que não são mostradas em um climograma.

Outra coisa: os climogramas, normalmente, se restringem ao período de 1 ano. Isso não pode ser considerado normal para o CLIMA de um região. Basta comparar os climogramas em anos de el niño e la niña que vocês perceberão as diferenças!

Elementos climáticos

O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade, do tipo de precipitação (chuvas, neve ou granizo), da sucessão das estações úmidas e secas etc. Por essa razão, o clima é definido por Max Sorre como uma "sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado local da superfície terrestre", enquanto o tempo é apenas o estado da atmosfera de um lugar, num determinado momento. 


CONCEITOS

Elementos climáticos: São grandezas meteorológicas que variam no tempo e no espaço e comunicam, ao meio atmosférico. Suas características e propriedades peculiares são temperatura, umidade, chuva, vento, nebulosidade, pressão atmosférica, radiação solar etc.

Fatores climáticos: Influenciam os elementos climáticos, modificando o clima de um local. São eles o relevo, tipo de solo, latitude, altitude etc.

ELEMENTOS DO CLIMA

Os elementos do clima são os atributos básicos que servem para definir o tipo climático de uma determinada região como a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica.


UMIDADECorresponde à quantidade de vapor de água que encontramos na atmosfera. Pode ser expressa em valores absolutos ou relativos:

  • A umidade absoluta do ar é a quantidade (em gramas) de vapor d'água.
  • A umidade relativa do ar é obtida através da relação entre a umidade absoluta (a quantidade de vapor de água do ar) e o ponto de saturação (a quantidade máxima de vapor de água que o ar consegue reter), em determinado local e momento. Ela é expressa em porcentagem (%). Quando, na atmosfera, a umidade atinge o ponto de saturação, ela libera água que cai sobre o solo em forma de chuva ou outros tipos de precipitação.
A umidade é relativa ao ponto de saturação de vapor de água na atmosfera, que é de 4%. Quando a atmosfera atinge essa porcentagem, ou se satura de vapor, ocorre as chuvas. Muitas vezes escutamos no jornal falarem que a umidade relativa do ar é, por exemplo, de 60%. Isto quer dizer que estamos a 60% da capacidade máxima de retenção de vapor de água na atmosfera. Quando está chovendo, a umidade relativa do ar está em 100%, ou 4% em termos absolutos. Portanto, quando a umidade relativa do ar está por volta de 60%, está em 2,4% de vapor em termos absolutos.
PRESSÃO ATMOSFÉRICAA pressão atmosférica é a força provocada pelo peso do ar sobre uma superfície, cujo valor é expresso milibares (mb). Ela depende da latitude, altitude e temperatura.

Quanto maior a altitude, menor a pressão. Quanto menor a latitude, menor a pressão. Nas regiões mais quentes, região equatorial, o ar se dilata ficando leve, por isso tem uma baixa pressão. Próximo aos pólos, o frio contrai o ar, deixando mais denso, tendo uma maior pressão. No entanto, em regiões mais elevadas, de menor temperatura, também há menor concentração de moléculas de ar (ar mais rarefeito) e, neste caso, menor será a pressão.
TEMPERATURAA temperatura, medida em graus Celsius (ºC), registra o calor da atmosfera de um lugar, cuja variação depende da sua localização e da circulação atmosférica.
RADIAÇÃOÉ o calor recebido de tudo que rodeia o animal (sol, paredes, outros animais, o solo etc). Somente 31% da radiação solar atinge a superfície
terrestre. 30% é refletida pelas camadas de nuvens e volta para o espaço e 6% é refletido pelo solo. Cerca de 15% é absorvida na atmosfera, pelo vapor de água, CO2 e partículas (aerossóis). Aproximadamente 3% é absorvido na ionosfera, na formação do ozônio. Cerca de 15% da radiação solar incidente é dispersada pelas partícula sólidas e gasosas.